Suporte Via Chat

Integração de Dados Espaciais

Tornando os dados Espaciais Acessíveis

Os dados espaciais estão a nossa volta, em todos os lugares!

Afinal, o que são dados espaciais?

Também conhecidos como dados geoespaciais ou dados geográficos, são dados ou informações que podem ser definidos em 2, 3 ou 4 dimensões. Dados espaciais baseados em referencia a um conjunto de objetos. Por exemplo, esta cadeira está a um metro desta mesa. Os dados geográficos ou geoespaciais possuem a peculiaridade de usarem como referencia o globo terrestre. Desta forma, temos uma localização (coordenadas X,Y,Z) única para um ponto na Terra. Desta forma, qualquer evento que ocorra naquele ponto (um terremoto, tipo de vegetação, um endereço, um evento policial etc.) podem se relacionar tomando por base sua localização. É uma “chave” que pode ser utilizada para relacionar qualquer informação!

iStock 000012056523XSmallEste chave permite que possamos analisar eventos através de relacionamentos espaciais, como aquela rua está contida no bairro tal, tais lojas possuem tantos potenciais clientes em um raio de x quilômetros…. São os relacionamentos espaciais, cada vez mais utilizados para entender o nosso ambiente e tomar decisões.

Este conceito evolui desde a década de 60, e hoje temos mais de 300 formatos (extensões de arquivos) utilizados por milhares de softwares, o que torna difícil acessar e utilizar este tipo de informação.

Desta forma, para que o valor total dos dados espaciais possa ser realizado, eles devem ser acessíveis para as pessoas que dela necessitam. A capacidade de compartilhar e usar dados espaciais livremente é muitas vezes confrontada com desafios de interoperabilidade. Formatos proprietários, em constante evolução, modelos de dados exclusivos e uma falta de normas de padronização contribuem para a criação de barreiras para o fluxo de dados espaciais.

Paralelo a este “mundo”, temos os dados tradicionais, que compõem a quase totalidade dos dados em uma organização, e costumam ser armazenados em arquivos e bancos de dados, e que possuem potencial para serem utilizados em relacionamentos espaciais. São os dados “espacializáveis”!

Nossas soluções de integração de dados espaciais possuem como objetivo trazer as melhores práticas de integração de dados para este tipo de dado e fazer com que este potencial de uso seja plenamente alcançado através da integração entre dados tradicionais e dados espaciais.

Serviços oferecidos:

• Projetos de Spatial ETL: Levantamento de requisitos, desenvolvimento de fluxos de processo e implantação da solução em suas instalações;

• Auditoria de bases de dados: Utilizando padrões definidos pelo cliente ou padrões consagrados, pode ser realizado auditorias, relatórios de inconsistências encontradas, ou mesmo correção delas;

• Portais de Qualidade de Dados Espaciais: em um ambiente amigável, com gráficos, relatórios e dashboards, monitore e analise a qualidade de seus dados espaciais;

• Migração, Integração/Replicação e/ou Carga de Bancos de dados Espaciais: Migração, integração e/ou replicação entre bancos PostGre/PostGIS, ORACLE, ORACLE SPATIAL, IBM DB/2, Microsoft SQL Server, Smallworld e também carga de grande volumes de dados nestes ambientes;

• Validação de Bases de Dados Espaciais: Execução da validação em bases fornecidas pelo cliente ou implantação de processos de validação para que sejam executadas, posteriormente, por analistas do próprio cliente.

• Conversão de Dados/CAD/GIS/Raster: Conversão de dados, baseados no formato, tamanho e complexidade dos arquivos. São criados pacotes de horas que podem ser de no mínimo 10 horas, e podem ser utilizadas ao longo de até 06 meses;

• Conversão para formatos específicos: Formatos como GDF, Smallworld, Geodatabase, Oracle Spatial, FRAMME, VISION*, KML e VPF.

Oferecemos as melhores práticas em arquitetura de dados, modelagem, acesso, qualidade, migração, conversão, automação de processos de ETL espacial e carga de dados em bancos de dados espaciais e arquivos, sejam eles dos tipos CAD, GIS, Raster, Bancos, XML, Web Services, Nuvens de Pontos, 3D/BIM.

Como diferencial podemos citar ainda a experiência consolidada em diversos projetos de integração de dados para empresas lideres em segmentos como Energia, Utilities, Telecom, Manufatura, Bancos, Varejo, Mineração, Logística, Governo e Defesa.

A Inovação possui um portfólio sólido, que permite oferecer soluções de integração de dados tradicionais e dados geográficos. Juntamente com a integração de dados, compomos soluções com ferramentas de inteligência de negócio, BI, oferecendo portais de indicadores e monitoramento de qualidade e integração.

Soluções